quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Speranza - 8 de Copas

A Esperança é representada por uma mulher vendada, sentada numa esfera e cercada pelo mar. Nas mãos, tem uma harpa com uma corda só. A carta é abertamente inspirada no quadro Hope, de George Frederick Watts.


Na época em que o quadro foi concluído (1886), houve uma discussão sobre a adequação do nome. Alguns disseram que o título mais apropriado à imagem seria "Desespero", devido à situação difícil da mulher representada. Watts respondeu que Esperança não significa Expectativa. Na pintura, ela é sugerida pela música que pode vir da única corda restante da harpa.

Na Vera Sibilla Italiana e outros baralhos similares, a Esperança é representava com uma âncora no cenário.

La Vera Sibilla (Lo Scarabeo) e Zigeunerkarten (Piatnik)

"Temos essa esperança como âncora na alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu." (Bíblia Sagrada, Hebreus 6:19)

 A carta aconselha a fé, o foco, a força em um objetivo ou na saída de uma situação difícil. Nos dá coragem. No entanto, o resultado positivo virá a longo prazo, e não imediatamente. Por isso, não é uma das cartas mais animadoras do baralho. A Esperança é difícil de capturar, de definir. Mas é ela que nos mantém em pé, sempre. 

O elemento água está muito presente em todas as cartas. O arcano também pertence ao naipe de Copas, do mesmo elemento. A água é a origem de toda vida e representa a sensibilidade, a intuição, os sentimentos. O elemento água nos faz sentir o que é invisível aos olhos com tanta força como se o fosse. E a Esperança precisa dessa sensibilidade para fazer efeito, para nos segurar. 

Negativamente, é uma carta de muita incerteza. Tudo é muito fluido, sem forma, confuso. Não vemos as coisas com nitidez, e podemos acabar mergulhados nesse imenso mar de sensações e dúvidas. Aquilo a que nos agarramos pode ser tanto uma âncora que nos mantém firmes quanto uma âncora que nos afunda de vez. Cuidado para não se apegar a ilusões e morrer afogado. Sob esse aspecto, a Esperança mostrará aquilo que prende a caminhada do Consulente e o impede de seguir de VERDADE. 

Por fim, gostaria de deixar um curta-metragem de 1922 que trata exatamente da pintura de Watts.


"Sorrow without hope is despair"

("Sofrimento sem Esperança é Desespero")

Nenhum comentário:

Postar um comentário