quinta-feira, 26 de março de 2015

O Grande Gatsby e as máscaras sibilinas

O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, foi publicado em 1925 e logo tornou-se um clássico. Foi também lançado como filme em 1974 (com Robert Redford e Mia Farrow) e em 2013 (com Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan).



O romance é ambientado nos frenéticos anos 1920, marcados pela especulação desenfreada e aparecimento de grandes fortunas e excessos. Conta a história de um misterioso homem, Gatsby, que vive numa mansão em Long Island, nos arredores de Nova Iorque.  Gatsby oferece festas de arromba famosas por seu luxo e animação, abertas a quem quer que apareça por lá. 

O Grande  Gatsby (2013), Baz Luhrmann


E a história contada pela Sibilla, porque estamos aqui pra isso, afinal.

Creio que, na primeira noite em que fui à casa de Gatsby, eu era um dos poucos hóspedes que tinham de fato sido convidados. Em geral, as pessoas não recebiam um convite, elas simplesmente decidiam ir até lá. Entravam em automóveis que as conduziam a Long Island e de algum modo terminavam a viagem em frente à porta de Gatsby. Assim que chegavam lá, eram apresentadas por alguém que conhecia Gatsby e, depois disso, todos agiam de acordo com as regras de comportamento comumente usadas em uma visita a um parque de diversões. Algumas vezes, aquela gente chegava e partia sem ao menos encontrar com Gatsby: vinham para a festa com uma simplicidade de coração que era seu próprio bilhete de entrada. (FITZGERALD, SCOTT F.. O Grande Gatsby. Porto Alegre: L&PM, 2011)

Ninguém sabe quem é o misterioso milionário. Afinal, ele nunca aparece em suas festas, ou ao menos não se faz conhecer. Curiosamente, não se identifica com a sua própria casa, por onde circulam desconhecidos à vontade. Tampouco tal abertura escancara qualquer detalhe sobre a vida de Gatsby e a origem de sua fortuna. Os boatos correm: seria primo do Kaiser Wilhelm II, teria sido espião durante a Grande Guerra, teria estudado em Oxford. E aos poucos, entre Gatsby e sua casa começam a surgir semelhanças: ambos usam máscaras faustosas, ornamentos. Expõem uma versão falsa de si mesmos para encobrir as feridas, as infiltrações, as fraquezas. 

A máscara mais evidente da Sibilla Italiana pertence à Nemica. No entanto, não é a única presente no baralho. Nem a mais apropriada ao nosso personagem, que faz uso de disfarces mais sutis. As diversas máscaras também podem ser usadas ao mesmo tempo, cada uma adequada a guardar ou disfarçar um segredo, distorcer uma imagem específica para torná-la apropriada ao remetente da mensagem.

A certa altura, Gatsby conta ao narrador da história um pouco sobre si mesmo. 

Robert Redford na versão cinematográfica de 1974


– Por Deus, vou contar-lhe a verdade – afirmou ele, enquanto erguia sua mão direita como que a evocar o testemunho divino. – Sou filho de uma família rica do Centro-Oeste; infelizmente, já morreram todos. Fui criado na América, mas estudei em Oxford, porque todos os meus ancestrais frequentaram aquela universidade. É tradição de família.

Casa é a máscara que afasta quem quer que se aproxime sob uma fachada de força e imponência. Aquela que parece tão grandiosa e sólida que ninguém desafia. A tradição inquestionável de profundas raízes. Parece estar ali há tanto tempo que acabamos por aceitá-la como se apresenta. Quem vai colocar abaixo um brasão de família, a tradição que remonta a tempos imemoriais, a força das instituições, ainda que sejam obsoletas? Derrubar essa máscara requer o questionamento do que foi imposto a nós, o ímpeto revolucionário, o tremer dos alicerces da própria sociedade. É uma máscara que assusta e impõe respeito.



– Depois disso, vivi como um jovem rajá em todas as capitais da Europa: Paris, Veneza, Roma, colecionando joias, especialmente rubis, caçando grandes animais, pintando um pouco, para mim mesmo, e, sobretudo, tentando esquecer algo muito triste que me aconteceu muito tempo atrás.

Superbia é a máscara que se destina à proteção de uma identidade que não quer se revelar por medo do ridículo, medo de não ser aceito, medo de expor a própria fragilidade. É a máscara dos fracos que precisam parecer fortes. No caso desse romance, a alta sociedade superficial e esbanjadora dos anos 1920 que teve as pernas quebradas com a queda da bolsa de Nova Iorque em 1929. Fascina num primeiro instante, mas é frágil por originar-se no medo do que se é, e não na consciência da própria beleza e encantamento. 



– Foi então que chegou a guerra, meu velho camarada. Foi um grande alívio e eu fiz de tudo para morrer, mas parecia que a minha vida era encantada. Aceitei uma nomeação como primeiro-tenente assim que tudo começou. Na Floresta de Argonne, levei o que sobrou de meu batalhão de metralhadores tão à frente da linha de batalha que resultou em um intervalo de oitocentos metros de cada lado de nossa unidade, no qual a infantaria não conseguia avançar. Ficamos presos lá dois dias e duas noites, cento e trinta homens com dezesseis metralhadoras Lewis; e, quando a infantaria finalmente chegou, encontraram as insígnias de três divisões alemãs entre as pilhas de mortos. Fui promovido a major e recebi condecorações de todos os governos aliados, inclusive de Montenegro, o pequeno Montenegro localizado no mar Adriático!

Falsità é a máscara que distrai, com belas histórias e muito charme, para que não se alcance o cerne da questão, a verdade. Aproxima-se e deixa-se até mesmo afagar, nos dizendo: "Não, não olhe para lá. Olhe para mim. Veja como sou bonito". Essa máscara tem muitas histórias para contar e muitos detalhes para embelezar o que conta. Mostra-se capaz de realizar muito mais do que realmente pode. Promete mundos e fundos. Enquanto se é ludibriado, essa máscara te distrai do que você está procurando, até que esqueça seu objetivo inicial.


O leitor descobre, mais à frente, que tantas máscaras são destinadas a uma mulher, o grande amor do nosso herói. E cada uma delas cairá à medida que ele toma coragem e se aproxima dessa mulher: seu nome, sua fortuna, seu passado. Afinal, não resistem a uma interação mais íntima com aquele que se quer ludibriar. Ainda que se colem ao rosto com o tempo, a imobilidade artificial das máscaras as denuncia cedo ou tarde.


Sobre máscaras e papéis sociais
A Sibilla traz vários papéis sociais em suas lâminas: o viúvo, o negociante, a esposa, o médico etc. Esses papéis podem servir como máscaras, mas não as são num primeiro momento. É possível confundir a si mesmo com o seu papel social: essa confusão pode ser resultado de um autoconhecimento frágil ou uma máscara usada para encobrir propositadamente a própria personalidade. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário