quarta-feira, 22 de abril de 2015

O que o Sibillinas é. O que o Sibillinas não é.

Não é um curso de Sibilla

Há cursos com pessoas qualificadas no Brasil e recomendo que as procure para um curso mais uniforme, concentrado em interpretações e métodos. Aqui o rio é caudaloso e abundante, mas dá várias curvas, se estreita, vira queda d'água, serpenteia e serpenteia antes de chegar no mar. Ou seja, parto do pressuposto de que posso explorar os símbolos à vontade e sem pressa, repetir cartas, devanear, alertar. Talvez passeie por métodos de leitura, talvez não. Talvez concorde com os livros sobre Sibilla Italiana, talvez não. 


Não se prende a nenhum autor ou linha de interpretação

Na minha modesta opinião, os livros italianos de tarô ajudam no começo, mas depois mostram-se fracos, contradizem uns aos outros e não trazem nenhum grande segredo. São guias de viagem, mas não te pegam na mão e te levam às terras misteriosas das cartas. São guias que não indicam quase nada dessas terras, aliás: apenas o suficiente para chegar lá. Recomendo Mirko Negri e Pier Luca Pierini R. porque são mais descritivos, exploram as imagens e não te dão apenas um conjunto de palavras-significado para cada carta (Porque Allegrezza al Cuore e Allegria falam de alegria, é claro, mas quais as nuances da alegria?).


Fala da minha Sibilla

Pra começar, a Sibilla é um oráculo. E oráculos têm que funcionar. Acontece que os oráculos precisam ser ajustados a cada oraculista, à sua disponibilidade, às suas experiências, limitações e potenciais. A Sibilla apresentada aqui é o oráculo que funciona pra mim e pode não funcionar pra você. Descubra sua própria Sibilla. Jogue, anote, compare com a realidade. Erre, acerte e erre de novo. E se minha Sibilla te ajudar, aproveite! 


É de coração

Não estou aqui pra virar referência ou criar regras antes que o baralho se torne mais popular no Brasil. Esse não é um baralho ainda muito conhecido e pouco se falou dele aqui no Brasil. Ricardo Pereira, Emanuel Santos, Marcelo Bueno e outros já falaram com propriedade. Quanto a mim, estou compartilhando o que amo enquanto aprendo. Estou na mesma estrada que vocês.

2 comentários:

  1. Olá Jamile.

    Boas falas.
    Eu comecei a fazer um curso e depois desisti, comprei o livro do Mirko Negri (um bom quebra-galho) um outro chamado L'oracolo della Vera Sibilla de Madame Sheyla (gosto mais deste).
    Sou meio encanada com cursos para aprender a ler cartas, creio que isso é um dom e os livros podem ser bons guias e já que não há consenso nem entre eles(livros e autores) e nem entre os cursos, já que é para gastar um dinheiro, que seja com livros, pois no final das contas o que pude notar é que o significado das cartas é algo muito pessoal, cada um enxerga o que dá conta de enxergar, ou talvez dê um significado à elas, conforme seu sentimento, intuição e entendimento. Nada como a prática. Errando, caindo, acertando, levantando ...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Soraia. Pessoalmente, gosto muito de fazer cursos, mas filtrar toda informação que recebemos é importante. Porque tem coisa que simplesmente não funciona pra nós. Tenho o livro da Madame Sheyla, mas não me adaptei muito bem. Na verdade, toda vez que tenho uma dúvida, procuro os livros... e fico insatisfeita. Não há nada como uma prática bem guiada, anotada, revista. Não há professor como nosso diário cartomântico! Abraços,Jamile.

    ResponderExcluir