quarta-feira, 1 de abril de 2015

Sibilla '800, Dal Negro



Ilustrado por Luigi Scapini, responsável também por La Magica Sibilla e I Misteri della Sibilla. No entanto, esse baralho tem um estilo muito diferente daqueles. As imagens têm cores fortes e primárias, personagens de físico marcante e por vezes caricaturais. Às vezes me sinto num livro infantil. Outras vezes, num cenário surreal: rostos assustadores, olhos arregalados e situações inusitadas:



Percebe-se logo que algumas imagens são inspiradas no Vera Sibilla, ou fazem referência a ele.




Riunione, por exemplo, tem um pequeno quadro no cenário que lembra seu equivalente original:


Além disso, o Sibilla '800 traz versos que dialogam com a legenda do Vera Sibilla. Em Riunione, por exemplo:

"andando alla RIUNIONE conserva la prudenza
avrá certo buon esito una vecchia vertenza"
(Sibilla '800)
"La Riunione: buon esito di una vertenza" (Vera Sibilla, Masenghini)

(como não me arrisco a traduzir poemas, fiquem livres para consultar o dicionário ou o tradutor do Google)


Eu, particularmente, não sou grande fã de legendas e versos nas cartas. Podem guiar, mas também podem limitar. Não vamos descartá-las, mas fazer uso com certa parcimônia.

Vem acompanhado de um livreto que não traz os significados de lâmina, pois elas estão nos versinhos abaixo das gravuras das cartas. A proposta é usar as legendas e versos e observar as imagens para extrair as interpretações. Além disso, o texto traz uma introdução sobre a Sibilla e diversas tiragens e métodos de uso. Aos poucos discutiremos aqui no blog o uso das tiragens propostas nos livros e livretos.

A Sibilla que aqui propomos deriva da tradição popular, consolidada no período napoleônico, e representa um fácil instrumento de consulta aos que buscam um aprofundamento relativo a uma situação problemática, uma resposta que possa esclarecer dúvidas ou dar indicações de comportamento em meio às dificuldades cotidianas (tradução livre do texto de Carla Collesi Billi, autora do livreto)

Esse não é um baralho que possa ser bem descrito com palavras, pois suas cores e traços são muito mais impactantes. Por isso, deixo com vocês as imagens e pequenos comentários. 

Não parecem artistas de circo esses delirantes?

Costanza e seu misterioso pêndulo

O pavão mais carnavalesco de todas as Sibillas


Morte e Malinconia: pra lá de sombrios, não?


A imagem destaca o significado mais lascivo de Allegrezza al Cuore

Speranza

Artista ou Letterato: mais um "palhacinho"


Minha carta favorita do '800



Não foi tão fácil encontrar esse deck. Caso esteja disposto a adquiri-lo, recomendo ir direto à Alida Store. Como disse em outro post, leva algumas semanas para chegar ao Brasil, mas o frete não é cobrado. 



 E então? O que acharam desse baralho maluco?


2 comentários:

  1. Oi, Jamile.
    Já estava vindo aqui para te contar sobre minha aquisição, quando vi seu comentário lá no blog, obrigada.

    Ao que parece o Sibila 800 é o típico "feio bonitinho" , mas eu gostei e, como está em falta até no site Dal negro, ele deve agradar muita gente por aí.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Soraia, eu gosto mais do '800 do que do Misteri della Sibilla, que todo mundo ama. Espero que faça bom proveito do Sibilla Della Zingara. Adorei a caixinha nova da Lo Scarabeo!

    ResponderExcluir