segunda-feira, 11 de maio de 2015

As Rainhas Sibilinas - Rainha de Copas

Nossa sociedade colocou as mulheres na sombra por séculos e recusou-se a entendê-las, a dar voz a elas. Muitas dessas mulheres também recusaram-se a fazer com que suas vozes ecoassem. Por medo, desânimo, descrença. Convenceram-nas de que são misteriosas, complexas, perigosas, cheias de motivações ocultas, quase incompreensíveis. E não são só os homens que entendem pouco as mulheres. Elas pouco se entendem. 

Talvez por isso as Rainhas do Tarô sejam alvo de fascinação por parte de homens e mulheres. São mais discutidas, mas esmiuçadas e faladas do que os reis ou os pajens. E com a Sibilla não é diferente. Elas logo chamam a atenção, escondidas sob o número 12 do naipe. 

Nossas rainhas sibilinas comunicam-se bastante com suas primas do tarô. No entanto, alerto para o fato de que as cartas da Sibilla Italiana não correspondem automaticamente aos arcanos menores do tarô! Portanto, entenda esse post como uma exceção à regra.

Rainha de Copas - Sibilla Della Zingara (Lo Scarabeo)


Rainha de Copas - A Amante
Apesar do nome "quente", nossa Amatrice parece fechar-se em seu mundo e olha fixamente para seu medalhão. Não é possível distinguir que desenho há nele, assim como a taça da Rainha de Copas tarológica permanece fechada para nós, ocultando seu conteúdo. Essas rainhas não estão concentradas em seus amantes: elas estão concentradas em si mesmas. Mergulhadas em suas emoções e mesmo isoladas por elas do mundo exterior.

Rainha de Copas - Tarô Rider-Waite-Smith

A Rainha de Copas acarinha seus sentimentos com devoção, revolve suas lembranças, acalenta seus desejos. Ela é tão sensível que absorve o ambiente e os humores ao seu redor e os carrega como se fossem seus. Por isso leva tanto tempo digerindo e remoendo, separando o joio do trigo, tentando entender o que é genuinamente delas e o que foi emprestado dos outros. Porque a princípio ela não sabe muito bem o que fazer com tanto sentimento!

Rainha de Copas - Vera Sibilla (Masenghini)


Mas também há a Rainha de Copas que coloca seus sentimentos acima de qualquer coisa. Que acredita sofrer mais, ser mais vítima do que o resto do mundo. Já desenvolveu uma miopia emocional. Acredita ser sensível, mas é justamente o contrário: isola-se emocionalmente por ser incapaz de qualquer empatia. E distribui conselhos e consolos a esmo, a fim de sentir-se um pouco mais mártir, moralmente superior.


2 comentários:

  1. O medalhão que a amante olha fixamente no Vera Sibella (every day oracle), parece um daqueles medalhões antigos, que se abrem e dentro são colocadas fotos da pessoa amada, do filho ou mesmo dos pais. Não me parece (e aí vai muito da minha intuição) que a amante esteja centrada em si mesma, mas sim contemplando um medalhão que pode ter ganho de alguém, ou que contenha uma foto de quem ela estima muito.

    ResponderExcluir
  2. Gi, acho que as duas interpretações são válidas e dependem do tema da leitura. Ela pode estar olhando para alguém, pensando nessa pessoa e totalmente alheia do seu entorno, perdida em seus pensamentos. A ideia do centramento em si mesma vem desse isolamento em que ela parece estar de seu exterior. Afinal, pensando nela ou em outra pessoa, ela está bem distraída, focada em seu mundo interior.

    ResponderExcluir