sábado, 27 de junho de 2015

Cenários

Quando combino as cartas, muitas vezes vejo um cenário unificado e os traduzo como uma cena de filme. Porque os filmes também transmitem mensagens através da disposição de móveis numa sala, através da postura dos personagens que interagem. 

A Sibilla Italiana não traz emblemas soltos em suas cartas, mas pequenos quadros de situações cotidianas ou dramáticas. Por isso é inevitável que eu veja ali o desenrolar de um enredo de novela (mexicana, às vezes), feche os olhos e sinta o ambiente das cartas combinadas. Como num filme mudo, os gestos e expressões são exagerados para que tudo possa ser dito sem palavras.

Às vezes é preciso esquecer a legenda ou o nome da carta, seus significados mais conhecidos tirados de livros e apenas olhar. Juntar os céus azuis, os mares calmos e colocar os elementos para conversar, reagir, estranhar, atacar se for preciso.

Há alguns meses perguntei à Sibilla para onde seria minha próxima viagem ao exterior. Saiu Leggerezza e Mercante. Tentei unir os significados e associar uma geografia às cartas, mas às vezes elas só nos abrem as portas a quando as coisas realmente acontecem. Algum tempo depois, fui designada para trabalhar num país africano. Abaixo, as cartas que eu tirei e uma imagem desse país africano:



E cá estou eu, há uma semana, na cidade onde o deserto do Saara encontra o mar.




2 comentários:

  1. Jamile estou amando seu blog.
    A tiragem com as duas cartas foi muito rica e precisa.Que grande surpresa para você, para mim e para todos que por aqui passarem.
    O Sibilla é um baralho fantástico mesmo.
    Desejo de todo coração que suas viagens físicas e com o Sibilla sejam inesqueciveis.Grande beijo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, a precisão da Sibilla me assusta, às vezes. Quem experimenta isso não larga mais ou larga na hora de tanto medo, rs.
      Obrigada pelos votos, de coração. Mensagens como essa me ajudam a seguir em frente. Abraços!

      Excluir