sexta-feira, 10 de julho de 2015

Alterando os sentidos

I Deliranti


Os delirantes estão em três, abraçados uns aos outros, e avançam pela cidade. Não parecem cantar juntos? Esses rapazes não dependem de bebidas, drogas ou outras substâncias para alterar suas consciências. Basta estar em grupo.
Quem foi adolescente e saiu com os amigos ao menos uma vez na vida sabe como um grupo no qual se está inserido pode afetar nosso poder de decisão individual. Uma força irresistível altera os indivíduos que estão em meio à multidão, como se essa mesma multidão se transformasse em um corpo só, pensante, e as pessoas não passassem de órgãos exercendo funções específicas para que esse corpo possa agir. A multidão pode afetar os sentidos de uma pessoa tanto quanto as bebidas ou drogas. Falamos aqui de grupos de amigos que saem juntos, mas também de torcidas organizadas que se exaltam ao entoar seus hinos e gritos de guerra e até mesmo de guerras civis onde populações inteiras saem à caça de seus "oponentes", muitas vezes antigos vizinhos, companheiros, colegas de trabalho. Basta assistir um filme sobre os hooligans ou sobre a guerra civil em Ruanda para entender a força dos Delirantes.


Allegria



Alguns homens distraem-se às portas de uma taverna. Parecem alegres e desfrutam de seu tempo livre. Na parede do estabelecimento vemos escrita a palavra "Vino" (vinho). A alteração dos sentidos, nesse caso, depende de alguma substância: bebida alcoólica, maconha e outras drogas que deixam o usuário mais relaxado, em câmera lenta. Pode mostrar também, de forma mais suave, o consumo de calmantes e antidepressivos em forma de remédios ou até mesmo chás. 


Disperato per gelosia



Apesar do nome da carta sugerir um homem louco de ciúmes, aqui podemos também ver alguém sob controle de substâncias que estimulam excessivamente: cocaína, heroína, bebidas energéticas, rebite etc. Qualquer coisa que mantenha uma pessoa acordada artificialmente e, após determinada dose, pode levá-la a cometer atos de loucura. Como carta do dia, pode indicar até mesmo um Consulente que bebeu café demais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário